Maquiagem para pele seca!

Boa Tarde gente linda, gente amada!

Acho que dos quase 200 blogs que leio semanalmente, 90% das vezes a autora do blog tem pele oleosa e super sabe o que indicar para pele oleosa. “Eu, pobre coitada da pele seca se sinto excluída, pô!” tipo assim mesmo :

Tá bom que a gente mora no Brasil, que é um país tropical, abençoado por Deus e OLEOSO  por natureza, e xô beleza. Euzinha moro em Curitiba, cidade onde faz mais frio do que calor e não tem QUASE  nada de clima tropical minha gente, e eu adoro isso. Eu não curto muito o calor, ficar suando e derretendo, gosto mesmo do frio. Mas preciso admitir que no frio a minha pele vira uma …

Verdade!  Se por um lado a pele seca “segura” a maquiagem por mais tempo, por outro lado  a falta extrema de hidratação da pele pode fazer com que a maquiagem nem chegue a aderir à pele. Confuso? Sim, pele que descama não segura maquiagem, bee! Mas a pele não tão seca faz a maquiagem durar mais por ter poros mais fechadinhos, não transpirar tanto e tal. O ressecamento da pele pode tanto ser um estado temporário quanto crônico. Alguns medicamentos para a acne e o ar condicionado  podem causar ressecamento extremo da pele, então as diquitas abaixo são válidas tanto para esse tipo de situação quanto para o caso da secura crônica. Se você tem pele seca, sua pele descama, fica vermelha ( e não é de vergonha), e suas linhas finas aparecem facilmente (ó coitada).

Vamos por partes então tzá?

1) Pré-maquiagem: Essa etapa é mooooito importante para a maquiagem na pele seca, visse? A única coisa que a minha amiga sequinha não pode NUNCA, JAMAIS, NEVER, JAMÉ, NUNQUINHA NA VIDA esquecer é de usar um bom creme hidratante, pela manhã e antes de dormir. Tanto no rosto quanto na área dos olhos. A opinião é dividida entre aqueles que acham que peles secas pedem cremes hidratantes “não oil-free” e com filtro solar. Eu penso que a pele seca precisa de água e não de óleo, saca? Não vai fazer a doida e sair por aí passando óleo Liza na cara hein? Plis.

Gata, creme de corpo é pro corpo. Creme de rosto é pro rosto. Sei que parece básico demais dizer isso, mas a não ser que você tenha cara de cotovelo sua pele do rosto é muito mais sensível que a do corpo. As formulações dos dois cremes são MUITO diferentes, mesmo que eles pareçam ser igualmente hidratantes.

Passe o hidrantante de 3 a 5 minutos antes de começar a aplicação da sua base. Uma outra alternativa é misturar um pouco da sua base líquida ao hidratante, isso torna o aspecto da base mais leve e a pele fica hidratada, saca?

Claaaaaro que você vai limpar sua pelezinha antes da maquiagem, entonces fique a milhas e milhas de distância de produtos com álcool, ok? Assim como o álcool das birita que a senhorita ( e eu também!) toma no fim de semana, o álcool desidrata, e pode piorar muito o aspecto da pele que já é seca. Pode ficar esturricada, visse?

Nesse contexto, temos ele, a descoberta do século: o Primer (ô). Eeeuzinha tinha pra mim que primer só poderia ser usado pela esmagadora maioria das pessoas brasileiras que tem pele oleosa. Mas na pele seca o primer também dá um aspecto aveludado e hidratado à pele seca, e o melhor, dá a luminosidade necessária que a pele seca geralmente não tem. É como se ele “curasse” a pele seca, sabe?Tzá?

2) Corretivo: Jááááá que as linhas finas aparecem mais facilmente nas peles secas, o corretivo líquido é a melhor opção para não marcar tanto assim essas maledetas. Use o corretivo sempre antes da base, e claro, alique com batidinhas ( nada de porrada, tzá?

3) Base: Da mesma forma que o corretivo, a melhor opção para a base seca é a base líquida. As bases em pó, pancakes, mousse e similares tentem a deixar o look mais pesado, o que pode favorecer o aparecimento das linhas finas do rosto e ao mesmo tempo não favorecem a hidratação da pele. Aplique a base com um pincel “molinho” de modo suave.

Bases em creme, com proteção solar e não oil-free são bem vindas (apesar das opiniões divididas), mas não substituem o uso do hidratante, tzá?

4) : Nada de pó em excesso para a pele seca, só pra assentar a maquiagem mesmo! No máXimo na zona T. Os produtos com tecnologia HD são bem vindos   devido às partículas luminosas que trazem à pele, tzá?

5) Olhos: Seguindo a mesma lógica, sombras em creme são mega indicadas, mããããs eu não gosto muito de trabalhar com sombra cremosa. Sendo assim eu opto pela boa hidratação na área dos olhos e um primer de boa qualidade. Use de preferência delineador líquido, é melhor pra você ” minha securinha amada”, titia tá falando pro seu bem (haha) tzá?

6) Lábios: Uma diquita é passar creme hidratante assim que começar a fazer a maquiagem. Quando você for passar o batom, os lábios estarão como bumbum de nenêm (ECA!)! Mais sobre isso, clique aqui!

Prefira sempre os batons hidratantes, os batons com acabamento matte ressaltam as pelezinhas e descamações dos lábios. O protetor labial diário é necessário pra manter a hidratação, tzá?

7) Blush:Peça para sua tia apertar bem forte sua bochecha, a gente sabe que você adoooora! E vai ficar bem vermelhinho, super saudável!!!! NOT. Como tudo para a pele seca, o blush cremoso é o indicado, mas outras apresentações também podem ser utilizadas. Opte por cores rosadinhas, com brilhos, para ressaltar o aspecto saudável que a gente saaaabe que a senhorita tem:

Tzá?

8) DE-MA-QUI-LE  PA-RA  SEM-PRE!: Gata, essa fofoca é velha néam? A gente já falou bem sobre isso aqui. O demaquilante bifásico e o em creme são os melhores para seu olhar de ressaca gata.

CALMA! TÁ QUASE ACABANDO!

Seguem algumas sugestãs de bases hidratantes:

E aím, “tão” me amando?

Eu também AMO VOCÊS!!!!

Beijoca na alma e até mais!

40 pensamentos sobre “Maquiagem para pele seca!

  1. Finalmente alguém com pele seca, a maioria dos sites só falam de produtos para a pele oleosa, nem toda a gente é gordurosa tá:)!!

    Obrigada pelas dicas!!

  2. Abençoado por Deus e oleoso por natureza,hahaha.Me sinto excluída dos blogs por não ter pele oleosa,fiquei com uma dúvida algum produto de make para a face q tenha aquela leve cintilancia.Tipo aquelas mulheres reeecas q são entrevistadas e sua cutis brilhham e não é oleosidade.bjus

  3. Minha pele também vive bem sequinha! Rs adorei o blog! Parabéns!
    Qual o hidratante e qual primer vc indica pra essa secura toda?? Rs
    Bjs

    • Brigada môbein!
      Existem bilhões de hidratantes por aí, mas uma alternativa bbbsão os cremes da Mary Kay (ok, nem tão bbb’s assim, mas rola). Eu uso o primer da L’oreal, adoro e não resseca mais a nossa bichinha. Beijo gata!

  4. Ai que alívio… achei que eu era anormal com minha pele sequinha… nesse clima de deserto da minha capital Federal, precisava desse help! Ameiii. Bjs

  5. ola querida eu uso primer hidratante e boa base mesmo assim quando ponho base no rosto parece que a base talha no meu rosto, eu tenho a pele normal, nao entendo por que isso acontece fica os pontinhos marcados nao fica com aspecto lisinho….ja troquei varias vezes de base, e ate experimentei pancakes mas fica sempre igual as pecto de que a base talhou no meu rosto…vc sabe me dizer por que isso acontece…beijos grazy

    • Ola Grazy.. eu nao sei ao certo, nao sou expert no assunto, mas as vezes acontece isso comigo de ficar pontinhos etc, mas percebo que isso acontece qdo está calor ou qdo eu transpiro um pouco durante o make… assim, tente perceber se nao acontece o mesmo com vc.. e tente se maquiar em lugar mais favorável, que vc nao transpire enqto faz seu make… espere tbm uns minutinhos entre o hidratante, primer, base e pó.. passe um e espere para passar o outro.. estou fazendo estas esperiencias-“zinhas”.. e na maioria das vezes dá certo…..fazer make correndo te leva a transpirar….bjossssss.. e espero q ajude… e se alguem souber nos ajudar tbm.. agradecemos! bjos e adoreiiiiiiiiiiiii o blog…..

  6. Olaaaaaaa tudo bem ?? até que enfim ahcei um blog que fdale sonbre a pele seca. Voce poderia me ajudar ???? plisssss (kk)
    QUAIS DESSES PRODUTOS VC RECOMENDA PARA PELE SECA DEMAISS(MEU CASO):
    Corretivo Revlon PhotoReady Concealer FPS 20
    Pó Compacto Revlon PhotoReady Powder FPS 14
    Pó Compacto PAYOT
    revlon Corretivo ColorStay
    Base ColorStay Makeup Combination
    Base Hidratante Oil Free tracta

    • Meninas!
      Na minha busca para a minha pele ultra seca por algo que deixasse a make mais natural, sem aquele efeito de deserto, achei um primer excelente! É o primer hidratante da Stila! Paguei cerca de 20 reais nesses sites de compras estrangeiros! Só não sei se vende aqui (se vender pode ser que o preço seja abusivo tb)!
      Recomedo demais! Hidrata pra valer, deixa a pele bem bonita e segura a maquiagem!
      Bjs

  7. Adorei! Minha pele é mega seca, sofro muito com isso, nem hidratante esta resolvendo, testo varios. Asssim que encontrar algo realmente maravilhoso entro em contato para trocarmos dicas de produtos..

  8. Olá, A-D-O-R-E-I como minha pele é beeeem seca eu posso usar hidratante corporal no rosto ? qual as melhores bases e primer para esse tipo de pele ? é recomendado agua termal,gel de limpeza ,etc ? Os hidratantes nivea sao bons ?
    Desculpe-me tantaaas peguntas , é porque é o unico blog que algum ser vivo teem pele seca !
    obrigada bjss

    • Oi Bonita! Não aconselho a senhorita a passar creme hidratante corporal no rosto não, sabe? A pele do rosto é mais fina e mais sensível que a pele do corpo, e as formulações para os dois tipos de cremes são bem diferentes. Imagine que somos tartarugas meu bem, com pele do corpo e rosto diferentes, hehe. Existem inúmeras marcas de bases hidratantes para pele seca, tem alguns exemplos neste post, e quanto ao primer, não acredito que exista restrição, todos eles são cremosos mesmo!
      Água termal faz muito bem à pele seca, antes da maquiagem ou em qualquer momento do dia, e pra tirar tooooda a maquiagem é sempre menos agressivo usar cremes de limpeza, demaquilantes bifásicos e/ou sabonetes hidratantes, já que as formulações em gel são na maioria das vezes indicadas para pele oleosa. Ajudei gata? Um beijo pra você e até logo!

  9. Olá, amei seu blog! Sofro também com pele seca e até agora não consegui encontrar nenhuma que se desse bem com essa secura. Estou querendo comprar a base da NAtura Una. Ela vem com FPS15 e sua fórmula é a base de água e textura leve. Você me indicaria? Obrigada!

  10. Preciso comprar um primer para pele seca! Alguem usou o Prep+Prime “Skin Base Visage”, da MAC
    ???? Muito caro e eu nao queria comprar sem vcs Pele seca Como EU darem suas valiosoas opiniões!

    • Gata, o primer pode ser usado independente do tipo de pele, o que você pode fazer mesmo é caprichar na hidratação da pele antes da maquiagem, ou ao invés de usar o primer, usar o bb cream antes da maquiagem, que é um pouco de tudo isso.
      Ajudei?
      Beijos e volte sempre!

  11. Pingback: Cronograma de beleza 2013! | Café com maquiagem

Comente!