#Cafesemaçucar + sono!

Olá bunitas, bonitas e boonitas!

Tudo bem por aí? Aqui tá tudo muito bem! Anton que hoje vim falar sobre algumas “experimentações” que tenho feito nessa fase de conhecer meu corpo e minha cabeça e minha relação com a comida.

Tenho estado bem cansada ultimamente, minha rotina de 6 horas na farmácia e mais 8 horas diárias trabalhando com maquiagem, NÃO TÁ FÁCIO! Me sinto com dupla personalidade, tipo…

Ah, Rutinha é boa, a Raquel é má!

Sou uma Rutinha quando estou descansada, e viro “na” Raquel quando fico sem dormir. A diferença pra mim é muito clara porque me sinto irritadiça, ansiosa, com muita vontade de comer coisas não saudáveis e tals. Mas e o porquê disso? Fui pesquisar e encontrei algumas matérias que falavam justamente isso: que dormir pouco pode nos deixar em um estado de ansiedade e consequentemente causar insônia, num círculo vicioso.

Além disso,

“Há basicamente dois hormônios que fazem a regulação do apetite/saciedade e do sono: aserotonina e a melatonina, respectivamente.

serotonina é um hormônio que tem como funções principais atuar na regulação do apetite, da ansiedade, da atividade motora, do ritmo biológico, da aprendizagem e da memória. É justamente nas alterações deste hormônio que aparecem depressão e tensão pré-menstrual. A partir da serotonina, sintetizamos o outro hormônio, a melatonina. Este, por sua vez, participa de diversos processos, como o controle do ritmo circadiano, do ciclo sono-vigília, da resposta imunológica, além de ser antioxidante.

Quando nos privamos de sono, o metabolismo da melatonina fica alterado, o que consequentemente altera a serotonina. Ao acordarmos com a produção de serotonina alterada, não há controle adequado do mecanismo de fome/saciedade, o que nos faz ingerir quantidades maiores de alimentos. Isso, por sua vez, altera a produção de melatonina no final do dia, desregulando novamente o sono, promovendo uma reação em cascata com a serotonina.

Desse modo, há alteração de todas as funções exercidas por esses dois hormônios. Por isso, uma boa noite de sono é fundamental para garantir não só a regulação da fome/saciedade, como também de diversos outros processos, contribuindo para o equilíbrio do organismo.” (Fonte: Clinilife)

Sendo assim, meuamô…..

ZzzzzZZZZzzzzzzzZZZZZZzzzzZZzzzZZzzzZzzZZZzzzZZzzz

….. durma para ficar MAIS linda!

Viu só como emagrecimento envolve muitos mais fatores do que a nossa “falta de esforço”?

TÔ TI FALÂNU PRA TU!

Beijos e Bons Sonhos!

Um pensamento sobre “#Cafesemaçucar + sono!

  1. Oi Lila, adorei a matéria! A gente não percebe facilmente, mas é pura verdade, dormir pouco traz tantos malefícios à saúde que temos que aprender a priorizar esta hora tão sagrada!! Eu tb estou nesse barco!! Beijos

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s