Beleza X Auto Estima

JENT, olha eu aqui again para mais um post filosófico. Minha mãe diz: “LÁ VAI ELA FISOLOFAR”, haha.

Nem só de maquiagem vive esse blog né não? Então senta e pega um café, um chá ou uma cerveja, que hoje o papo é sério, NOT.

Well, eis que o Café com Maquiagem é um blog que trata essencialmente de beleza,  maquiagem, cosméticos e tudo o que pode deixar uma mulher feliz e mais bonita. Leram o que eu escrevi? MAIS bonita, porque toda mulher é bonita, ao seu jeito e sua essência.

Nosso queridíssimo Vinicius de Moraes ao dizer que “a beleza é fundamental” referia-se à toda forma de beleza que existe, ou você acha que um poeta como ele, poderia reduzir seu conceito de beleza a somente traços e formas? Humm, acho que não. Não acredito que beleza seja algo mensurável, saca? Tipo: “fulana tem 5kg de beleza, e ciclana tem 3,5kg, então fulana é mais bonita que ciclana”. Ah, por favor, néam?

Não pense você, minha cafezete amada, que eu tô toda trabalhada no blá blá blá de autoajuda não visse? Eu escrevo sobre beleza, e não quero que nos meus posts fique subentendido que a única forma de se alcançar a beleza é encher a “cara” de maquiagem, passar toda e qualquer gororoba no cabelo e pintar as unhas a cada dois dias.

O “saco” é que a Indústria Cosmética sabe que a  beleza  vende (ou rende, sei lá), e que a busca pela beleza muitas vezes não tem critérios (muito menos financeiros). Tem muita gente por aí que gasta mais do que pode com tratamentos cosméticos, maquiagens, cremes e tudo aquilo que pode fazer com que a gente se aproxime daquela atriz famosa, magra, loira e perfeita.

O padrão de beleza que se vende hoje é o da mulher magra, malhada, bem sucedida, bem amada, com as unhas feitas, cabelo pintado, casa limpa e bem decorada e cheirosa, ou seja, NEM A BARBIE É TUDO ISSO GENTE. Não existe uma beleza soberana, este conceito muda a cada época, em cada metade do mundo, de acordo com cada olhar e com cada emoção. O que é lindo pra mim pode ser horroso pra você.

Então porque corrremos tanto pra alcançar um padrão de beleza que a sociedade e a indústria nos coloca?

Saca essa gata aqui:. Ela foi uma das mulheres ditas mais lindas da história né não? Pois então, me lembro como se fosse hoje, quando o meu “titcher” da escola me contou que ela era não tinha cabelo liso, nem olhos azuis e ainda tomava banho com leite de cabra (realize o futum). Me lembro que eu disse. “Ué! Porque então a Liz Taylor interpreta Cleópatra nos filmes?”

Todos os homens da época se jogavam aos pés dela. E porque? Gente, Cleópatra era considerada uma mulher bonita por ser muito inteligente e muito poderosa. Sacou?

Onde eu quero chegar? Quero que a senhorita enxergue que, independente do que a mídia, a indústria e a sociedade imponham como bonito, o que importa no fim, é o que você pensa sobre você mesma e sua beleza.  O Brasil é referência mundial em cirurgias plásticas (inclusive muita gente vem de fora fazer cirurgia aqui, pelo baixo custo do procedimento e alta qualidade dos profissionais), e vejo isso como um alarme. As mulheres brasileiras não estão satisfeitas com o que estão vendo no espelho.

Não, eu não sou contra cirurgia plástica! Acho perfeitamente aceitável que alguém corrija alguma coisa em seu corpo ou rosto que incomoda, mas será que é só isso mesmo?

Enfim, o que eu gostaria de dizer é que precisamos questionar mais os padrões que nos são empurrados todos os dias. Precisamos saber quem somos, de verdade. Precisamos conhecer nossos pontos fortes, nossa beleza, nosso charme, ainda que isso não seja vendável. O que importa no fim, meu amor, é o que você pensa de si mesma, porque nós “vendemos” a imagem que temos de nós mesmos.

Trate-se bem, se cuide, seja saudável e saiba que independente de tudo, VOCÊ É LINDA! E você precisa assumir isso.

Pensa nisso pra Tia Lila?

Por hoje é isso, um beijo na sua alma linda e poderosa e até loguinho!

3 pensamentos sobre “Beleza X Auto Estima

  1. Amei amiga…. coisas que sempre precisam ser ditas e repedidas para nunca serem esquecidas! E você fez isso com muita propriedade, como sempre aliás! Parabéns!!!

  2. Adorei!!! Fico feliz em saber que tem mulheres por aí que não se apegam ao tema beleza apenas como um rostinho bem maquiado, a roupitha da moda, enfim… a real beleza é a interior. Parabéns pelo blog.

  3. Pingback: Beleza X Auto Estima | Diária Mente

Comente!

